Histórico

Remonta aos primórdios da UFV a atenção com a qualidade do ensino ministrado na Instituição. Há indícios de que avaliação de disciplinas era uma das preocupações do Dr. Peter Henry Rolfs , primeiro Diretor da então denominada Escola Superior de Agricultura e Veterinária - ESAV. Além das iniciativas individuais de professores e de trabalhos de dissertação de mestrado sobre o tema, a UFV adotou, em diversas oportunidades, a avaliação de disciplinas de âmbito institucional. A primeira de que se tem notícia ocorreu no final da década de 1970, com a criação da Unidade de Apoio Técnico (UAD), mais tarde transformada em Unidade de Apoio Educacional (UAE).

As primeiras avaliações constavam da aplicação de questionários aos alunos, no dia da prova final da disciplina. Dessa avaliações resultaram o oferecimento de cursos de reciclagem para professores.

Com o decorrer do tempo, novas propostas de avaliação surgiram, sendo que algumas não tinham caráter obrigatório, dependendo sua aplicação da vontade do professor.

A avaliação de disciplinas, obrigatória, ocorreu pela última vez na UFV no período compreendido pelo 2° semestre letivo de 1995 ao 1° período letivo de 1997, com a aplicação de dois questionários: um para os estudantes e outro para os professores. Seus resultados eram fornecidos, aos professores e diretores dos Centros de Ciências, em dados quantitativos sobre cada ítem abordado. Os resultados eram analisados e discutidos em reuniões dos Centros de Ciências. Cabia ao professor interessado procurar a UAE para receber as orientações necessárias. Além disso, os resultados foram utilizados para avaliar professores em período probatório e até mesmo para progressão horizontal na carreira.

Considerando a utilização dos resultados dessa última proposta de avaliação, pode-se concluir que, pelo menos por algum tempo, esse projeto exerceu duas funções: formativa e somativa. A primeira, enquanto instrumento para realimentar o processo ensino-aprendizagem, fornecendo dados que auxiliassem na busca de melhoria das práticas pedagógicas. A segunda, classificatória, fornecendo dados para tomada de decisão a respeito da contratação permanente do novo professor ou para promoção.

Com a aposentadoria da maior parte dos técnicos que atuavam na UAE e a não reposição de seus quadros, verificou-se a necessidade de estudar o processo de avaliação existente e decidir pela sua manutenção ou reformulação.

Em maio de 1999, foi nomeada a Comissão Permanente de Avaliação de Disciplinas - COPAD para cursos de graduação, composta por professores dos quatro Centros de Ciências, especialista em estatística, um representante dos estudantes de graduação e um especialista em avaliação educacional.

Tendo analisado os relatórios de avaliação, a COPAD achou por bem elaborar nova proposta de avaliação, com objetivos definidos, com programa próprio para análise que proporcionasse dados capazes de atender aos novos desafios que se impõem às diversas instâncias da comunidade acadêmica: reflexão sobre questões específicas de ensino aprendizagem; questionamentos de natureza mais qualitativa; como decidir; qual o melhor rumo ou orientação a seguir.

Durante esse último período foi suspensa a obrigatoriedade da avaliação, ficando a critério do professor a aplicação dos questionários até então utilizados.